CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO
- juuhestaite
- 22 de set. de 2015
- 2 min de leitura
As pesquisas de Jean Piaget são relacionadas ao desenvolvimento da inteligência humana, o que revolucionou a área da educação, pois os educadores basearam-se nas suas descobertas para repensar os seus princípios, se referindo as obras de Piaget para justificar suas práticas, causando assim grande impacto sobre a pedagogia, derrubando muitas visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem, pois através de seus estudos tinham a comprovação dos métodos para o desenvolvimento mental da criança.
A ideia de considerar o grande epistemólogo e psicólogo suiço educador poderia surpreender à primeira vista: de fato, como chamar "de educador" a Jean Piaget, que jamais exerceu esta profissão, que sempre negou considerar-se pedagogo, chegando ao ponto de declarar que "Em matéria de padagogia, não tenho opinião! (Bringuier, 1997, p.194), e cujos escritos sobre educação não ultrapassam 3% do conjunto de sua obra?
A perplexidade pode ser totalmente justificada quando se pensa exclusivamente na produção científica do próprio Piaget. Porém, tornou-se menor quando se pensa no considerável número de obras de outros autores que se referem às implicações educacionais da obra piagetiana. De fato, há muitos anos, inúmeros educadores e pedagogos de diversos países se referem explicitamente à obra de Piaget para justificar suas práticas ou príncipios. (MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Coleção: Educadores MEC, 2010, p. 11 e 12)
Por isso, muitos se referem as suas pesquisas e obras na área da educação, devido aos seus estudos voltados para o desenvolvimento, pois a partir de suas descobertas, Piaget comprova a importância de partir do estágio em que a criança se encontra na construção dos novos conhecimentos, tudo que se aprende é influenciado pelos conhecimentos anteriores, acreditando também que o indivíduo transforma o meio no qual esta inserido. E ainda de acordo com as teorias de Piaget, o professor não deve apenas ensinar, mas sim, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
Cada vez que se ensina prematuramente a uma criança alguma coisa que ela poderia descobrir sozinha, impede-se que ela invente aquela coisa e, em consequência, que a entende completamente. (PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Coleção: Plural, n.º 10.1971)
Assim, resaltamos a importância de deixar o indivíduo explorar o meio, onde, de acordo com o estágio em que se encontra, vai haver uma ruptura no conhecimento, ou seja, o conhecimento anterior vai ser substituído pelo novo, ou agregado aos que já possue. Sendo indispensável que a criança adquira seus próprios conhecimentos, através de suas vivências e experiências, sem que o adulto "entregue" o conhecimento pronto, para que a criança descubra sozinha suas capacidades, passando por cada etapa para a evolução do seu conhecimento e desenvolvimento cognitivo.

Posts recentes
Ver tudoNeste vídeo explana cada um dos estágios,para que o nosso público visitante possa ter uma nossão de como a criança se desenvolve a cada...
コメント