OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
- juuhestaite
- 6 de out. de 2015
- 1 min de leitura

Sensório-motor: vai do nascimento até cerca de dois anos de idade. Esse período caracteriza-se pelo egocentrismo quase que total. A criança possui poucos comportamentos do tipo reflexo, tais como sucção, preensão, choro e atividade corporal indiferenciada.

Pré-operacional: inicia por volta dos dois anos e se estende até os seis ou sete anos de idade. O uso da linguagem, dos símbolos, e imagens mentais torna-se mais significativos. Os pensamentos começam a se organizar, porém não é ainda reversível. A criança continua numa perspectiva egocêntrica.

Operacional-concreto: começa por volta dos sete aos oito anos de idade e se estende até 11 ou 12 anos. Suas perspectivas não são mais egocêntricas, porém seu pensar ainda está grandemente limitado. A criança ainda não é capaz de operar com hipóteses com as quais poderia raciocinar. Ela recorre a objetos e acontecimentos concretos. Somente de maneira limitada é que seu sistema operacional-concreto leva-a em direção ao ausente.

Operações formais: dos 11 ou 12 inicia-se o quarto e último período do desenvolvimento mental que passa pela adolescência e prolonga-se até a idade adulta. A principal característica deste período é a capacidade de raciocinar com hipóteses verbais e não apenas com objetos concretos. Cabe ainda registrar que no estagio correspondente à adolescência o individuo manifesta um ultimo tipo de egocentrismo: o adolescente atribui grande poder ao seu próprio pensamento, e julga que somente ele esta certo.
Posts recentes
Ver tudoNeste vídeo explana cada um dos estágios,para que o nosso público visitante possa ter uma nossão de como a criança se desenvolve a cada...
Comments